A estrutura das indústrias tende a ter peculiaridades por conta de suas características e operações. Entre as muitas normas e regras, a iluminação industrial deve seguir alguns padrões e especificações para garantir diversos benefícios e seguranças aos indivíduos que circulam e trabalham nas empresas.
Assim, a potência, resistência e coloração das lâmpadas, luminárias, refletores e até modelos de abajur devem atender as necessidades da área externa e interna desses ambientes. Continue a leitura e descubra tudo sobre a iluminação industrial, seus tipos e aplicações!
O que é a iluminação industrial?
A iluminação industrial é a aplicação de luminárias de forma estratégica em fábricas, galpões e indústrias de vários ramos, como alimentícia, têxtil e mais. Esses itens são selecionados analisando se a resistência e potência são adequadas para o ambiente e suas atividades.
Esses locais normalmente têm uma estrutura física grande e contêm equipamentos de grande porte funcionando em tempo integral. Assim, é preciso de itens que tenham uma vida útil equivalente às demandas do ambiente, além de considerar os maquinários, umidade, temperatura e poeira.
Pensando nisso, o local deve ter uma boa iluminação, para não prejudicar a produtividade dos colaboradores, evitar acidentes e manter a visibilidade dos equipamentos. Então, isso significa que a estrutura de luzes personalizada para a indústria melhora a eficiência e segurança de toda a indústria.
As principais características da iluminação industrial
Cada tipo de ambiente de trabalho tem uma iluminação necessária segundo a Norma 8995 da ABNT. Essa definição foi realizada com base em análises das necessidades do local, como segurança, visibilidade, ergonomia visual e produtividade.
Nesse documento é destacada a necessidade de análises individuais em indústrias, para considerar a sua localização, tamanho e atividade. Além de avaliar os setores e as divisões do ambiente.
Outros fatores a serem considerados são:
- Indústrias com atividades brutas é necessário ter fontes de luminosidade de 200 a 300 lux;
- Indústrias com atividades de intensidade média a luminosidade é de 500 lux;
- Áreas de trabalhos detalhados, como inspeção, conferência e organização de estoque, é necessário mais de 1000 lux.
Lux é a unidade de medida da intensidade luminosa por m², ou seja, a incidência da luz no ambiente.
Além do fator da intensidade, é preciso conferir a resistência do material das luminárias e adicionar modelos que sejam mais econômicos para melhorar o custo-benefício de sua operação.
3 luminárias para aplicação industrial
Na hora de montar a iluminação industrial é preciso considerar os pontos de aplicação e os tipos de luminárias. O destaque vai para esses itens em LED, contando com maior vida útil do que as tradicionais.
Outro detalhe é a coloração, optando por um tom mais frio para manter a atenção e a clareza na visibilidade dos operadores. Entre as principais luminárias podemos citar essas:
1. Lâmpadas LED High Bay
Essas lâmpadas são modelos que suportam superaquecimento, mantendo o seu funcionamento com temperaturas de até 45 °C até 65 °C. Elas podem ser instaladas com sensores de presença, auxiliando o seu custo-benefício.
Ela é uma instalação de alta eficiência que garante um alto fluxo luminoso, perfeito para ambientes com pé direito alto.
Uma variação desse item é a lâmpada LED Low Bay, recomendada para espaços com pé direito menor que 7 metros. Dentre algumas áreas que utilizam essa alternativa é possível citar os depósitos.
2. Luminárias herméticas
O diferencial é a sua capacidade de resistir à água e poeira, além das temperaturas de −35 °C a 45 °C. Por conta dessas habilidades, é uma iluminação muito utilizada em cozinhas industriais, ambientes com alto teor de umidade, frigoríficos e outros pontos que contêm vapor e poluição.
3. Refletores industriais
Adicionar um feixe luminoso é uma forma de melhorar a visibilidade de sua indústria. Assim, os refletores industriais são ótimas alternativas para aumentar a luminosidade de ambientes externos ou ambientes internos grandes.
Quais são os benefícios de investir em iluminação industrial?
Sabendo das necessidades e importâncias de ter um local claro, é interessante saber os benefícios em aplicar as luminárias corretas na sua área interna ou externa. Confira!
Diminui os acidentes de trabalho
Um dos principais benefícios é o aumento da segurança. Com uma maior claridade, os operadores têm melhor identificação de detalhes e pontos de riscos na hora do seu trabalho. Além de garantir o bem-estar e conforto visual na rotina de atividades, causando menos estresse e cansaço ocular.
Como consequência, a saúde dos indivíduos é protegida e ainda diminui os acidentes no local de trabalho. Assim, a iluminação industrial auxilia consideravelmente os processos que usam habilidades visuais.
Outro fator que ajuda a proteger o ambiente é a influência térmica. As lâmpadas de LED têm fatores que contribuem para a redução de superaquecimentos, ou seja, reduzem as chances de incêndios.
Melhora a concentração e atenção dos operadores
A coloração fria das lâmpadas proporciona conforto e sensação de refrigeração. Essa iluminação, que é branca, também proporciona uma sensação de atenção e alerta para os colaboradores, reduzindo até a fadiga.
Isso interfere diretamente na produtividade dos indivíduos, aumentando a reação e velocidade durante as atividades da rotina. Esse benefício também pode ser alcançado na iluminação residencial.
Reduz os gastos com manutenções
Os equipamentos adequados são resistentes e proporcionam uma durabilidade maior. Dessa maneira, as manutenções no sistema elétrico são reduzidas, diminuindo as despesas.
Com o projeto de iluminação industrial, é possível buscar luminárias, lâmpadas e refletores que tenham um custo-benefício no seu desempenho. O conjunto dessas ações irá deixar a empresa com poucos níveis de manutenção e economia a longo prazo.
Gostou do conteúdo? Aqui na PJNeblina você encontra esse e muitos outros artigos sobre sistemas elétricos e cuidados com operadores, como instalar chuveiro, uso de EPIs e muito mais. Te esperamos no próximo post!