Aprenda a calcular btus por m² na PJNeblina

Entender como calcular BTUs por m² em seu ambiente é extremamente decisivo para você escolher um ar-condicionado capaz de refrescar o local e evitar problemas como o desperdício de energia, bastante frequente. 

No entanto, muitas pessoas não sabem como calcular btus por m², ou sequer conhecem a unidade para efetuar a escolha. Assim, esses compradores podem realizar a compra errada e não conseguir obter o ar condicionado mais adequado para o lugar.

Acompanhe nosso guia para aprender a calcular os BTUs exatos para o seu ambiente e garanta a escolha do ar-condicionado mais eficiente e econômico!

Entenda o que são BTUs e sua importância na climatização

Os BTUs são unidades capazes de medir o quanto de energia é necessária para alterar a temperatura de determinado ambiente. Portanto, compreender como calcular BTUs por m² é decisivo para que você possa escolher um ar-condicionado ideal para o local.

Basta pensar que um aparelho com capacidade insuficiente de BTUs não conseguirá resfriar o ambiente da maneira correta. Do mesmo modo, passar demais da quantidade necessária fará com que haja um gasto muito excessivo de energia, de modo a gerar muitos prejuízos financeiros, principalmente a depender das propriedades do local.

Junto a isso, a exigência em excesso do ar condicionado pode diminuir muito a sua vida útil. Além disso, saber como calcular BTUs por m² permite que você projete ambientes com a dimensão correta para o resfriamento, evitando o subdimensionamento ou o superdimensionamento.

Isso auxilia tanto na economia de recursos, como colabora para uma climatização eficiente e confortável ao ambiente.

Identifique as variáveis para o cálculo de BTUs por m²

Identificar variáveis para o cálculo de BTUs por m² é crucial para que você tenha uma medida mais exata. Fatores como área do ambiente, número de pessoas, quantidade de aparelhos eletrônicos e a intensidade da incidência solar são exemplos que interferem na capacidade que seu ar-condicionado deve possuir.

Caso haja incidência solar muito forte, por exemplo, a quantidade de BTUs exigida será maior. O mesmo vale para uma área maior do ambiente e uma boa quantidade de aparelhos eletrônicos, sendo que esses dois tendem a gerar mais calor e exigir mais do ar condicionado.

Se você estiver construindo uma iluminação residencial, é necessário avaliar as características de seus aparelhos antes de fazer a obtenção do ar condicionado.

Passo a passo para calcular os BTUs por metro quadrado

Para saber como calcular BTUs por m², é necessário que você acrescente 600 BTUS a cada metro quadrado do seu ambiente e o mesmo deve ser feito para cada pessoa presente e cada aparelho que utilize calor. A fim de facilitar suas operações, segue a fórmula abaixo:

BTUS= metros quadrados do ambiente x fatores de carga térmica (I), ou:

BTUS= 600A + 600Np + 600Ec (II)

Em que:

A= Área do ambiente em m²

Np= Número de pessoas no ambiente

Ec= Eletrônicos que geram calor no ambiente

Observação: acrescente 800 BTUs no resultado da conta caso o seu ambiente esteja exposto à luz do sol. Se não for o caso, não inclua.

Com ambas as fórmulas acima, basta que você mapeie o ambiente em que se deseja instalar o ar-condicionado. Observe os fatores com atenção, principalmente os que consomem muita energia e calor, como a iluminação industrial, por exemplo.

Para exemplificar, suponha que você deseje comprar um aparelho para um ambiente não exposto à luz do sol de 25 m², que possui 4 aparelhos que geram calor e que terá duas pessoas. Utilizando a equação II, teremos: (25×600) + (2×600)+ (4×600)=18.600 BTUs. 

Dicas para otimizar a eficiência do seu ar-condicionado

Para otimizar a eficiência de seu ar-condicionado, é preciso que você escolha o aparelho com a capacidade ideal para resfriar o seu ambiente. Além disso, é interessante tomar muito cuidado com o posicionamento do ar-condicionado e realizar manutenções dentro do recomendado pela fabricante. Seguem outras dicas para você utilizar:

  • Programe o desligamento;

  • Evite ligar e desligar o aparelho repetidamente;

  • Mantenha o ambiente fechado para utilizar o ar;

  • Isole o ambiente da luz solar;

  • Faça a limpeza do filtro regularmente;

  • Afaste cortinas e móveis das aberturas do aparelho.

Também é interessante ressaltar que colocar o aparelho em uma temperatura constante para operar é bastante eficaz para garantir uma ótima eficiência do aparato. Com essas dicas, você pode garantir uma ótima climatização para seu ambiente e lidar melhor com o calor enfrentado. 

Entenda a relação entre eficiência energética e carga térmica

A relação entre eficiência energética e carga térmica é inversa. Ou seja: quanto maior for a carga térmica, menor a eficiência energética e quanto menor for a carga térmica, maior a eficiência energética. Isso significa que se a quantidade de calor que o sistema de refrigeração for bem alta, haverá um gasto de energia.

Trazendo essa compreensão para os BTUs, percebe-se que escolher um aparelho com a quantidade de BTUs ideal faz com que você altere a temperatura do local com um gasto adequado de energia. Isso não só auxilia para você contribuir com a sustentabilidade, como evita problemas ligados ao consumo excessivo de energia.

Considerando locais que apresentam alta demanda energética, como os que possuem uma iluminação residencial muito exigente. Neles, há uma preocupação bem mais clara em escolher um ar condicionado que proporcione os ganhos na temperatura e não gaste tanta energia.

Tabela de BTUs por m²: uma solução prática para dimensionamento

Contar com uma tabela de BTUs por m² ajuda você a simplificar a compreensão de como calcular btus por m², e também a aumentar a precisão das operações. Para facilitar a sua aquisição do ar condicionado ideal, segue a tabela abaixo:

Área (m²)

Ambientes residenciais

Ambientes comerciais

15 m²

9.000 BTUs

12.000 BTUs

20 m²

12.000 BTUs

16.000 BTUs

30 m²

18.000 BTUs

24.000 BTUs

40 m²

24.000 BTUs

32.000 BTUs

50 m²

30.000 BTUs

40.000 BTUs

60 m²

36.000 BTUs

48.000 BTUs

70 m²

42.000 BTUs

56.000 BTUs

Para utilizar muito bem a tabela, avalie a área que você possui, juntamente com a incidência solar e quantidade de aparelhos eletrônicos existentes. Também não se esqueça de observar as características próprias do seu ambiente para uma escolha precisa que atenda às demandas no local com eficiência.

Erros comuns ao calcular BTUs por m² e como evitá-los

Não considerar a quantidade de aparelhos que geram calor é um dos erros mais comuns, mesmo entre os que sabem como calcular BTUs por m². Além disso, realizar a compra de aparelhos com capacidade excessiva ou abaixo também é outro erro bem frequente.

Para você evitar erros mesmo sabendo como calcular btus por m², basta que se tenha os registros dos cálculos de forma bem organizada e revisá-los. Desse modo, garante-se uma boa climatização para o local, principalmente se você tiver informações adequadas.

Aqui, no blog da PJNeblina, trazemos para você várias postagens para te manter ciente sobre questões elétricas, instalações, ferramentas essenciais para eletricistas e muito mais.

Avalie este post
Photo of author

Autor: PJNeblina

Deixe um comentário