Em um mundo cada vez mais conectado, os cabos de rede se tornam essenciais para realizar as conexões entre computadores, máquinas e a internet. Você sabia que existem diversos tipos de cabo de rede? Cada um possui suas próprias características e objetivos, como diferenças na velocidade de transmissão e na condutividade.
Dessa forma, é muito importante entender todas essas diferenças entre as conexões existentes para entender qual é o melhor para cada situação. Para te ajudar nisso, preparei um guia completo sobre os tipos de cabo de rede e suas propriedades. Confira a seguir!
1. Cabo coaxial
Quando o assunto é transmissão de sinal e dados, o cabo coaxial é uma das principais alternativas. Ele é muito utilizado para a transmissão de áudio e imagens de TV, com capacidade de até 10 Mbps.
Além disso, ele conta com uma blindagem eletromagnética e malha de proteção, garantindo uma alta proteção contra interferências no sinal. Nesse tipo de cabo, é muito comum usar conectores RCA e BNC. No entanto, atualmente, com novas tecnologias disponíveis, ele acabou se tornando obsoleto em diversos casos.
2. Fibra óptica
As fibras ópticas são utilizadas quando há a necessidade de percorrer grandes distâncias e manter uma alta velocidade. Ela também é resistente a interferências eletromagnéticas, o que faz dela uma ótima escolha para o uso em data centers, backbones de rede e conexões de longa distância.
3. Cabo de rede crossover
O modelo crossover é um par cruzado que permite que seja feita a conexão de dois ou mais computadores de uma mesma rede sem que seja preciso utilizar um modem como intermediário.
Além disso, ele pode ser utilizado para conectar o modem diretamente a um computador ou, até mesmo, ligar dois modens juntos. Ele é um tipo de cabo de rede bem versátil e pode servir para diversas situações.
4. Cabo de rede par trançado blindado
O cabo de rede de par trançado blindado, ou STP (Shield Twisted Pair), possui blindagem contra ruídos externos, reduzindo as interferências eletromagnéticas.
Ele tem o “par” no nome por conta dos fios serem trançados em pares, o que ajuda a aumentar a sua proteção. Por isso, ele é recomendado para redes de transmissão que precisam de maior proteção contra a perda de informações.
5. Cabo de rede par trançado não blindado
Semelhante ao modelo anterior, o UTP (Unshielded Twisted Pair), ou CAT5, é um dos modelos mais comuns de cabos de rede. Ele é amplamente usado em redes domésticas e empresariais, graças à sua fácil instalação e manutenção, além de possuir um preço menor.
Ele é indicado para conexões com até 100 metros de distância, com uma velocidade de transmissão de dados de cerca de 100 Mbps, o que o torna mais veloz do que o cabo coaxial.
6. Cabo de rede Cat5e
O cabo Cat5e é uma versão aprimorada do modelo anterior, suportando velocidades maiores que chegam até a 1 Gbps. Com isso, ele é muito utilizado para redes domésticas, uso em empresas, sistemas de vigilância e aplicações de telefonia que necessitam de uma transmissão mais rápida.
7. Cabo de rede Cat6
O cabo de rede Cat6 é uma das melhores alternativas para o uso em centros de dados e redes empresariais que necessitam de uma alta velocidade. Em distâncias curtas, a velocidade de transmissão alcançada por esse tipo de cabo chega a 10 Gbps.
8. Cabo de rede Cat6a
Ele é extremamente semelhante ao Cat6a, contando com maior largura de banda e mantendo a velocidade de 10 Gbps em distâncias maiores, chegando até 100 metros. Dessa forma, ele é uma ótima escolha para a infraestrutura de data centers.
9. Cabo de rede Cat7
Possui as mesmas características do modelo Cat6a, porém ele tem uma blindagem maior contra interferências eletromagnéticas. Por conta disso, ele é uma boa opção com ambientes que tenham muito ruído e redes que necessitem um alto desempenho.
10. Cabo de rede Cat8
O cabo de rede Cat8 é uma das opções mais avançadas e rápidas disponíveis hoje em dia. Ele pode chegar a uma velocidade de transmissão de 40 Gbps em redes com uma distância máxima de 30 metros. Com essas propriedades, ele se torna uma escolha importante em data centers e outras redes que precisem de uma grande velocidade.
Como escolher o melhor tipo de cabo de rede?
A escolha do melhor tipo de cabo de rede para você vai depender de quais são as suas necessidades. Se você precisa de uma conexão extremamente rápida, os modelos a partir do Cat5e podem ser uma boa escolha. Caso o foco seja em estabilidade e proteção contra interferência, prefira os modelos STP.
Gostou do conteúdo? Se você quer conferir mais posts como esse, convido você a ler o nosso conteúdo sobre amperagem de cabos, com tabelas, como calcular e muito mais!