Eletrofita: entenda tudo sobre esse item PJNeblina

A eletrofita é um equipamento condutor que faz a transmissão de energia de um ponto a outro que necessite de eletricidade. Ela serve para substituir tomadas porque tem um método de instalação mais simples e prático, que evita a necessidade de abrir a parede para mexer nos eletrodutos.

O equipamento também previne a poluição visual porque consegue se camuflar facilmente na superfície e também ajuda a reduzir gastos de manutenção.

Como é flexível, pode ser inserida em qualquer ambiente, gerando o dobro de praticidade para o trabalho ser executado, principalmente se não for possível realizar reformas no local. Continue a leitura na PJNeblina para entender mais sobre a eletrofita!

O que é eletrofita?

Ela é um condutor composto por eletricidade, o qual possui um formato de fita de modelo autocolante. Normalmente, em sua composição há materiais como plástico, papel e metal em união com cobre e o policarbonato, com o objetivo de que este último atue como um isolante.

Compreender o que é eletrofita possibilita saber que é uma opção substitutiva dos fios tradicionais usados durante muitos anos. Saiba que ela serve para ser inserida em tetos, pisos, paredes, relevos e superfícies que podem precisar do componente.

Nesse ponto, pode-se notar que o equipamento é um fio isolado e devidamente adesivado para impedir que a energia escape. É importante manter essa proteção sempre que for usá-la, por ser uma medida de segurança importante que contribui também com a durabilidade do equipamento.

Como funciona a eletrofita?

O funcionamento ocorre por meio da condução elétrica que usa a estrutura da fita adesiva para transmitir energia. Com a parte adesiva, você pode fazer a colocação na parede, sem precisar quebrar a superfície somente para realizar uma modificação.

Como possui cobre, ela consegue funcionar corretamente e fornecer a quantidade de energia necessária para os aparelhos ligarem e não terem problemas de instabilidade. Por meio do funcionamento da fita adesiva condutora, é nítido que a função da ferramenta contribui com a redistribuição de diversos pontos de tomadas.

Assim, evita acontecer o “quebra-quebra”, pois a eletricidade é fornecida adequadamente para qualquer região necessária da casa, o que impede que ocorram problemas relacionados à falta de energia para manter os equipamentos ligados.

Quais as vantagens da eletrofita?

Auxilia a reduzir gastos, é mais prática de instalar e não exige a quebra das paredes para aplicação, como ocorre com as tomadas. Isto contribui para manter a estética do ambiente preservada. Veja as vantagens:

  • Pode ser facilmente dobrada ou curvada;

  • Simples de instalar. Possibilidade de inserir em tetos, pisos ou lajes;

  • Ideal para cobrir com o acabamento e evitar que fique exposta;

  • Possui boa eficiência elétrica e não estraga facilmente;

  • Praticidade para alterar a posição de todas as tomadas do ambiente.

Saiba que a eletrofita é segura e extremamente versátil, pois pode ser aplicada em iluminação ou automação residencial porque consegue realizar a condução elétrica na medida certa. A opção é ideal para ambientes que vão fazer obras restritas, por evitar a necessidade de fazer diversas modificações.

Como aplicar a eletrofita em instalações?

A aplicação exige a preparação do ambiente em que a instalação ocorrerá, sendo necessário desligar a eletricidade por meio da chave. É importante escolher também a metragem correta da fita para ter a garantia de que ela vai esticar o suficiente até o ponto que você precisa.

Entenda como usar a fita elétrica adesiva:

  1. Escolha a quantidade de vias necessárias;

  2. Prepare todo o lugar que vai receber a fita;

  3. Meça a altura do chão até a caixinha e marque;

  4. Se preciso, use um martelo de borracha para fixá-la;

  5. Teste o funcionamento com um multímetro.

Como se trata da instalação elétrica, é indispensável ter o máximo de cuidado na hora de instalar o equipamento, eletrofita, em residências ou comércios.

Cuidados ao utilizar a eletrofita

O manuseio da eletrofita deve ser feito com cuidado porque pode perder a qualidade da cola ou ficar dobrada. A excelência do material é uma questão importante que deve ser verificada por meio das instruções do fabricante e avaliações de outros clientes – entenda outros cuidados:

  • Desligar a chave de força;

  • Evitar trabalhar em um ambiente úmido;

  • Solicitar acompanhamento profissional;

  • Verificar como vai ser a manutenção.

É importante se prevenir contra sobrecargas elétricas ao fazer a distribuição das cargas por diferentes tomadas. Se necessário, trabalhe com um projeto de eletricidade que pode ajudar a avaliar o local com mais cuidado e precisão.

Diferenças entre eletrofita e fios convencionais

Fios convencionais precisam ser instalados por meio de eletrodutos que têm a função de manter os condutores seguros, além de auxiliar a prevenir acidentes. A eletrofita é adequada para ser aplicada em qualquer lugar da casa que precise de melhorias, observe as diferenças:

 

Eletrofita:

Fio Convencional:

Fácil de instalar;

Precisa de eletrodutos;

Prática de cuidar;

Exige uma equipe especialista para instalar;

Gera economia;

Demanda ainda mais cuidado na aplicação;

Simples de fazer manutenção e é mais segura;

A manutenção pode ser dispendiosa. Se cuidados não forem tomados, acidentes podem acontecer;

Esteticamente bonita.

Fica por dentro da parede.

Estas são diferenças importantes a considerar durante a escolha do produto ideal, sobretudo se a sua intenção é a de comprar um equipamento duradouro e prático. Modelos muito mais simples e antigos geram mais despesas e, com o passar do tempo, podem precisar de manutenções constantes.

Aproveite e confira o nosso texto sobre tabela de cores de fios elétricos: lista completa no blog!

Uso da eletrofita em diferentes tipos de projeto

As eletrofitas são aplicadas em projetos comerciais, corporativos e residenciais, como instalação de iluminação sofisticada, melhoria de tomadas e móveis planejados. Há também a possibilidade de instalá-la em eventos, mesmo que brevemente, pois o equipamento proporciona maior eficiência energética.

Nos projetos, esse recurso pode ser inserido até mesmo em pisos ou lajes e funcionar normalmente. O diferencial é que a eletrofita não fica com nenhum relevo na superfície, fazendo dela perfeita para as construções, mesmo as mais simples, por poder auxiliar a prevenir a necessidade de manutenção constantemente.

Inclusive, a fita adesiva é recomendada para instalar ar-condicionado, alarmes, computadores e também TVs. Portanto, ter um planejamento quanto ao que deseja fazer é indispensável para deixar o ambiente mais eficiente.

Sustentabilidade e tecnologia da eletrofita

O processo de desenvolvimento da eletrofita não gera poluentes em excesso, além de não produzir excessivamente resíduos. Ela consome poucos materiais, fazendo dessa tecnologia uma inovação ao setor elétrico.

A eletrofita pode ser usada para aprimorar os lares, justamente pela automação residencial ser uma das principais invenções atualmente. Elas têm boa eficiência energética e contribuem com a redução de gastos.

Para iniciar os projetos, encontre os materiais com o PJNeblina e faça as suas compras em um ambiente seguro e verificado pelo Google. Trabalhamos com cuidado e carinho para que a sua encomenda chegue em perfeitas condições no seu endereço.

Continue navegando pelo nosso blog e confira conteúdos sobre iluminação residencial e industrial!

Avalie este post
Photo of author

Autor: PJNeblina

Deixe um comentário