Em algum momento, você pode precisar passar pela situação de trocar, instalar ou supervisionar a instalação do seu chuveiro elétrico. Para isso, é fundamental conhecer alguns cuidados que precisam ser tomados para uma execução segura dessa tarefa.
Há uma série de passos que devem ser seguidos visando garantir o bom funcionamento do equipamento, além de assegurar a proteção de quem for instalá-lo. Pensando em te ajudar a realizar essa tarefa sem complicação, a PJNeblina fez uma lista com 9 etapas simples e eficientes.
Neste post, você vai aprender quais ferramentas precisará usar, como identificar os fios e encaixar os cabos. Continue a leitura e se prepare para ter banhos mornos todos os dias!
1. Escolha um modelo de chuveiro compatível com a tensão da sua região
O primeiro passo vem antes do processo de instalação. É preciso, antes de tudo, certificar-se de que está comprando um chuveiro ou ducha com a tensão compatível à sua região. Algumas residências recebem voltagem de 127V e 220V, enquanto outras recebem apenas 127V.
Atente-se também à fiação e ao disjuntor e se eles serão suficientes para suprir a potência do chuveiro.
2. Desligue a corrente elétrica e o registro de água
Antes de começar a instalação, desligue a chave geral de energia elétrica. Isso evita o risco de acidentes com choques e descarga elétrica.
Preocupe-se também em desligar a água da casa e, feito isso, abra o registro do chuveiro para limpar a sujeira da tubulação onde o equipamento será instalado. Quando a água parar de sair, feche o registro novamente.
3. Antecipe-se com as ferramentas adequadas
O serviço de instalar um chuveiro elétrico vai demandar algumas ferramentas manuais específicas para garantir uma boa fixação dos componentes. Por isso, anote e adquira com antecedência:
- Chave de fenda;
- Chave Phillips;
- Alicate de corte;
- Alicate de bico;
- Alicate de pressão
- Chave-inglesa;
- Escada;
- Fita isolante;
- Fita veda-rosca.
4. Encaixe os canos de água
Use a fita veda-rosca nas pontas da haste do chuveiro, antes de toda a instalação. Isso vai facilitar a fixação e certificar que há uma boa vedação, evitando vazamentos. Então, encaixe a rosca de entrada de água na rosca de saída, na parede, e rosqueie até ficar bem firme.
5. Fixe o chuveiro
É hora de encaixar o corpo do chuveiro na haste de fixação. Certifique-se de que ele está bem preso e reto, para garantir que a queda da água esteja alinhada.
6. Identifique os fios elétricos
Agora vem a parte mais temida de todas: conectar a fiação elétrica. Apesar de gerar apreensão, não é uma tarefa complicada e poucos conhecimentos em eletricidade são suficientes.
Os fios são marcados por cores diferentes e devem ser instalados em seus pares. O azul-claro é um fio neutro; o verde ou amarelo é o terra; o vermelho, preto ou marrom é o fio de fase.
Use a fita isolante nos fios elétricos para evitar quaisquer problemas e minimizar o risco de choques. Caso você não se sinta seguro, contate um profissional para te orientar ou executar a conexão.
7. Encaixe os acessórios
A parte final da tarefa é encaixar os acessórios do seu chuveiro, caso ele acompanhe algum, como o chuveirinho, etc. Para a instalação de suportes, pode ser preciso usar furadeiras.
8. Verifique as conexões
Antes de ligar a caixa de energia, certifique que todas as conexões estão bem vedadas e fixas, para evitar vazamento. Abra o registro do chuveiro e deixe o resto de água escorrer para liberar o ar e a sujeira dos tubos.
9. Teste o chuveiro
Seguindo todos os passos anteriores, agora você pode religar a energia e o registro geral de água. Ligue o chuveiro e faça o teste para verificar se ele funciona corretamente, se a pressão da água está boa e se ele esquenta de maneira adequada.
Com tudo finalizado, agora o seu chuveiro elétrico está instalado, funcionando perfeitamente e pronto para você tomar um banho relaxante após um longo dia de trabalho.
Como identificar os fios do chuveiro?
Os chuveiros elétricos modernos são alimentados por corrente alternada de energia. Por esse motivo, não possuem fios positivos ou negativos.
No entanto, é preciso se atentar às cores e funções de cada tipo de fio do equipamento, como já mencionado. Caso o seu chuveiro acompanhe fiação de cores diferentes das apresentadas, entre em contato com a fabricante ou com um profissional experiente.
O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado?
O risco que você corre ao fazer uma ligação errada na instalação de chuveiro elétrico é receber um choque. É devido a isso que a tarefa deve ser feita com a energia geral desligada e que se redobre a atenção às cores de cada fio.
Viu só como instalar um chuveiro elétrico não é um bicho de sete cabeças? Você não precisa ser um expert em eletricidade para realizar tarefas simples e práticas do dia a dia.
Investir em ferramentas e materiais elétricos de qualidade e confiança facilitam ainda mais o seu processo de instalação. Com eles você tem a garantia de um funcionamento seguro e eficiente.
Continue navegando pelo blog da PJNeblina para descobrir outras dicas essenciais para instalar equipamentos, sugestões de projetos de iluminação e muito mais!